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Com o início do inverno, que começa oficialmente neste dia 21 de junho no Hemisfério Sul, chegam as temperaturas ainda mais congelantes, principalmente na Região Sul do país. O clima mais frio mexe com a rotina de todos, mas você sabia que a alimentação também é afetada?

Isso mesmo. E a explicação está em nosso organismo. Uma das funções do tecido gorduroso corporal é manter a nossa temperatura. Nos dias mais frios, o corpo gasta muita energia para nos manter aquecidos e confortáveis, e é por isso que sentimos mais fome durante o inverno. Ou seja, nosso organismo “pede” comida para repor a energia que estamos perdendo no frio.

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Sopas e caldos nutritivos

Instintivamente, preferimos alimentos mais quentes nesta época no ano. Por isso, uma ótima pedida são as sopas e os caldos. Para deixar o prato menos calórico e mais nutritivo, use legumes e verduras. Evite, por outro lado, utilizar leite, creme de leite e queijos para engrossar o prato.

Legumes cozidos na salada ou com outros alimentos

Uma vez que a salada “combina” mais com o verão, uma alternativa para manter a alimentação saudável é abusar dos legumes cozidos, seja para compor a refeição ou junto com alimentos como o arroz ou a carne. Outra boa opção é apostar em saladas quentes, com legumes cozidos. Mandioquinha, broto de feijão e salmão são aliados nesta tarefa.

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Frutas e bebidas quentes

Quando a vontade de comer doce bater, invista nas frutas em versões assadas, cozidas ou em forma de creme. Banana, maçã e pera ficam bem saborosas quando preparadas destas maneiras e podem ser servidas ainda quentes. Para beber, o chá ou o café quentes ajudam a manter a hidratação do corpo, caso você não goste de tomar água nos dias mais frios.

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